HISTÓRIA DO CONVENTO: A escultura de Nossa Senhora da Pietá

Compartilhe:

Paz e Bem!

Quem sobe ao Convento da Penha, ao entrar na Capela, passa por uma antessala (alpendre), e logo avista uma grande e destacante escultura de madeira de Nossa Senhora da Piedade segurando em seus braços, Jesus Cristo morto. Muito mais que ornato, a Imagem, inspira devoção e admiração.

A escultura de Nossa Senhora da Pietá (ou Piedade) foi entalhada em madeira maciça do tipo “peroba”, feita pelo escultor italiano Carlo Crepaz, no ano de 1961 e trazida ao Convento no mesmo período. Colocada sobre uma estrutura de madeira, envolta por uma redoma de vidro, a Imagem possui também partes da composição em pequenos blocos de cedro, especialmente a retratação da “coroa de espinhos” de Jesus.

Possuindo 2,10m de largura e 1,30m de altura, a obra traz ainda alguns pontos de “um tratamento pictórico em imitação de bronze” e que em 1997, passou também por outra intervenção que foi uma camada de esmalte sintético branco. Anos mais tarde, foi realizada a última restauração, que trouxe de volta a cor original, o marrom. Este último processo, foi de responsabilidade de Vera Lúcia Lube, pelo IPHAN. Além da retomada da cor original, a Imagem teve suas rachaduras e trincas eliminadas, possibilitando inclusive, perceber o tipo de formão (ferramenta utilizada na entalhação) que o artista usou.

A riqueza de detalhes é um dos maiores destaques da obra do escultor italiano, que com seu porte e perfeição, lembra a obra de Michelangelo. Crepaz fazia questão de sempre retratar o mais próximo do real, por isso imprimia em cada ponto, um olhar muito real. Chegou ao Espírito Santo em 1951 e faleceu em 1992, na Itália. Muitas de suas obras estão presentes no dia-a-dia dos capixabas, como é o caso de algumas estátuas colocadas em diferentes pontos da Capital Vitória. O busto de Frei Pedro Palácios, que faz parte do acervo permanente da Sala de Exposições do Convento, também é de autoria do italiano.

Aos pés da Imagem, ficam dois genuflexórios, onde os fiéis e devotos podem rezar diante da representação, apresentar intenções e se desejarem colaborar com a vida e missão do Santuário, ofertando qualquer valor.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X