Frei Pedro de Oliveira: “Divina providência, providenciai!”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste 32º Domingo do Tempo Comum, a Santa Missa das 9 horas, celebrada na Capela do Santuário da Penha, foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, que logo no início citou as principais intenções da Celebração Eucarística. Pediu orações pelas vítimas da tragédia do deslizamento de encosta em Niterói, Rio de Janeiro, que já deixou pelo menos 13 pessoas mortas; pelas vítimas dos alagamentos em todo o Espírito Santo; e por todos os jovens que neste domingo fizeram a segunda etapa do ENEM.

Ouça abaixo o Salmo Responsorial interpretado por Leila Nascimento e Emerson Tomaz Nascimento.

Ouça também a proclamação do Evangelho de Marcos 12,38-44.

Na homilia, Frei Pedro de Oliveira explicou rapidamente o destaque do Evangelho de domingo passado, que Jesus fala das “Bem-Aventuranças”, usando a primeira fala “bem-aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus”. Ele relacionou justamente com a explicação da figura da “mulher viúva do evangelho como pobre em espírito, é desapegado, desprendido, necessitado, carente… Pobre em espírito é aquele que deposita em Deus sua confiança, a sua mais importante riqueza está em Deus.” Frei Pedro disse que a Palavra de Deus deste dia, “nos recorda também a partilha e o poder”. Jesus faz um alerta para ter cuidado com os doutores da lei, porque eles usavam do conhecimento para escravizar, oprimir, explorar e “hoje somos tentados a acumular, onde somos tentados a quanto mais temos, mais ter. E aí vem a mensagem da Palavra de Deus, na figura da viúva, que deu o pouco que tinha.”

Ao ver que a viúva depositou no templo apenas as únicas duas moedas que tinha, “Jesus chama seus discípulos e diz: ‘a oferta desta viúva valeu muito mais do que aqueles que depositaram grandes quantias, porque ela deu a única coisa que lhe restava. A única coisa que restava a esta mulher, ela deu. Não reteve nada para si, porque em si ela sabia que de Deus ela recebeu tudo e Ele merecia tudo. Aí é confiar na divina providência. Será que confiamos na divina providência?”, questionou o Frei.

Frei Pedro ainda disse que o grande desafio da Palavra de Deus hoje é “sermos solidários e fraternos. E que nunca tenhamos nenhum receio de falar: Divina providência, providenciai”.

Confira a homilia na íntegra abaixo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X