Formação Notícias

Frei Paulo Roberto: “Queremos menos WhatsApp e mais abraços”

Paz e Bem!

A tradicional Missa da Saúde, celebrada na tarde desta quarta-feira (31/10), no Campinho do Convento, foi presidida pelo Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira. Na celebração da 30ª Semana do Tempo Comum, os trechos bíblicos selecionados como propostas de reflexão, na Primeira Leitura extraído da Carte de São Paulo aos Efésios 6,1-9, o Salmo Responsorial 144/145 e no Evangelho, Lucas 13,22-30.

Ao iniciar a homilia, Frei Paulo Roberto em tom descontraído, disse que ao chegar o mês de novembro, faltando apenas dois meses para terminar o ano, recordamos as promessas que fizemos no final do ano. Ele aconselhou que não é preciso ficar angustiado por não ter conseguido cumprir as promessas, encorajando, afirmou: “Olha pra trás e vê o que foi possível fazer, mas sobretudo, olha pra frente e veja quantas possibilidades existem da gente fazer coisas boas, mas não se prometa grandes coisas, muitas coisas. Faça poucas coisas, mas as faça bem, foi assim que ensinou São Francisco”. E completou: “tudo que nós fizermos, façamos revelando o bem. E quem é o bem verdadeiro, sumo, eterno, excelente bem?! O próprio Deus. Em todas as nossas ações, desde as pequeninas do dia a dia até as mais auspiciosas, que nós as façamos revelando Deus, revelando que Deus nos ama, que Deus cuida de nós, que Deus nos quer bem…”

O Frei fez uma crítica ao uso excessivo de remédios. “A gente foi se acostumando a se entorpecer com muitos remédios, a gente está vivendo a doença e fomentando a doença. É preciso que a gente pare e reflita! Nós somos feitos de amor, e quanto mais amar, mais saúde a gente vai ter. O contrário também é verdadeiro, quanto mais raiva, ódio, ressentimento, inveja, ganância, a gente tiver… Nós não somos feitos disso! E por isso então nós nos ofendemos muito quando apostamos neste caminho, buscar a cura, é isso que devemos fazer. E fazermos com leveza, com determinação, é isso que o Evangelho nos ensina.” E iniciou a explicação do Evangelho dizendo que ao ser questionado se são muitos os que se salvam, Jesus fala que é preciso esforço para passar pela porta estreita. Frei Paulo disse que o esforço individual é necessário para chegar aos céus e a perseverança também. “Para que você ganhe o céu é necessário o seu próprio esforço. Esforçai-vos sempre. E a perseverança no esforço é fundamental que assim aconteça. Nós queremos dar qualidade ao nosso viver e mais ainda ao nosso conviver. Nós queremos relações saudáveis, queremos menos farmácias e mais confraternização; Nós queremos mais conversa, convivência, nós queremos menos WhatsApp e mais abraços, mais abraços! Qualidade no nosso conviver, saúde no nosso conviver, é isso que a gente precisa garantir. Com esforço cultivar. É importante o que Jesus diz no Evangelho ‘Esforçai-vos'”, finalizou.

Assista a homilia na íntegra abaixo:

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› » 

Saiba mais

Facebook