Frei Paulo César: “Jesus nos ensina que o sentido da vida é amar e servir”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Centenas de fiéis participaram, na manhã deste domingo (14/04), da Santa Missa de Ramos, celebrada no Campinho do Convento, às 09h e presidida pelo Frei Paulo César Ferreira. Apesar do sol forte e do calor intenso, com ramos nas mãos, com vozes e braços erguidos, os devotos cantaram e recordaram a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Entoando o cântico “Hosana Hei, Hosana Ha!”, eles iniciaram a Celebração, que teve os Ritos Iniciais em frente a Capelinha de São Francisco, no Campinho. Após a bênção e aspersão dos ramos e leitura do primeiro Evangelho, foi formado um corredor no meio, para a passagem da procissão de entrada.

A Missa teve a participação de coroinhas da Paróquia do Rosário e da Paróquia Santíssima Trindade, Vila Velha, além do Diácono Permanente João Tozzi, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, que fez a proclamação do primeiro Evangelho e narrou o segundo.

Na homilia, Frei Paulo César explicou que ao iniciar a Semana Santa, cheios de esperança, “com desejo profundo e verdadeiro de ser, cada vez mais, discípulos e discípulas autênticos de Nosso Senhor Jesus Cristo… É um momento oportuno, momento da graça de nós, revermos toda a caminhada e por que não dizer, melhorar?! Renovar o propósito de ser melhor, de fazer melhor, de atuar mais, de fazer a diferença. Seguimos Jesus no caminho da cruz, no caminho do amor, no caminho da entrega, do serviço, da fraternidade. Seguimos Jesus no caminho da paz, no caminho do bem… A Palavra nos traz importantes aspectos da pessoa e da missão de Jesus: o servo, o justo, o Filho de Deus Altíssimo, que se esvaziou a si mesmo, a troco de que? Por amor! Por amor!”, enfatizou.

Ele explicou ainda que “na Semana  Santa, somos inseridos no grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Antes de ser preso, Jesus comeu com seus discípulos e nesta refeição, revelou que desejava ardentemente comer com eles aquela ceia pascal, antes de sofrer. Onde o cordeiro pascal é substituído pelo pão partido, onde o cálice da bênção, pelo sangue da nova aliança. Jesus estava então celebrando com seus discípulos, aquilo que Ele realizaria pela morte na cruz e pela ressurreição. A Eucaristia, torna-se então uma oferenda sacrifical pela redenção humana. Ele mesmo ordenou que façamos o mesmo gesto em sua memória. Ele também lhes disse que estava no meio deles, como servidor, mostrando então o verdadeiro sentido do seu reino: O SERVIÇO. Nos ensina para fazer o mesmo.

‘Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente’…”, explicou Frei Paulo César.

“Ao nosso ‘não’, Jesus corresponde com seu ‘sim’. Jesus é o Cristo, nosso Rei, Salvador, enquanto se solidariza com o nosso mal. É na sua fraqueza que Deus revela sua grandeza e todo seu amor misericordioso, todo seu perdão. A atitude de Jesus nos faz compreender que o sentido da vida é amar e servir, a Deus e obviamente aos irmãos…”, explicou o Frei.

Assista a reflexão completa.

Santa Missa – Domingo de Ramos

"Hosana Hei, Hosana Ha!"Paz e Bem! Bom dia!Celebramos hoje o Domingo de Ramos, início da Semana Santa.Reze conosco!

Posted by Convento da Penha on Sunday, April 14, 2019

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X