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#FestadaPenha2019: Dicas de alimentação e preparação corporal para os romeiros

Foto: Mylena Valim - Procissão Fotográfica - Faesa
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Paz e Bem!

Entre as marcas mais expressivas da Festa da Penha, estão as romarias, umas com percurso pequeno e outras com uma exigência maior. A Romaria dos Homens é a mais longa, com extensão de 14 km, porém como é realizada a noite, as condições climáticas são mais favoráveis. Já a Romaria dos Ciclistas, por ser realizada no período da manhã, provoca mais calor e pede mais resistência.

Para realizar uma boa caminhada, é necessário ter alguns cuidados com a alimentação e a hidratação, eliminando assim, os riscos de mal estar, desconfortos, desfalência e cansaço excessivo. Muitas pessoas não se alimentam adequadamente, abusam do esforço físico, ou mesmo, buscam alternativas não indicadas para forçar o próprio corpo.

A nutricionista Fernanda Gama, explica que é necessário um cuidado com a alimentação antes, durante e depois das romarias, especialmente na procissão dos homens, é indispensável uma alimentação rica em energia, entre uma hora e meia antes do início da caminhada. Alimentos leves com boa digestão, como carboidratos complexos, por exemplo, batata doce, inhame, aipim, sanduíches naturais, macarrão, arroz e carnes magras. Mas atenção! Evite alimentos gordurosos! E nada de refrigerantes, frituras, salgadinhos e alimentos que fogem da sua rotina.

Durante a caminhada, também é importante hidratar-se bastante. Leve sua garrafinha com água gelada, monte um pequeno “kit-peregrino”, que conter banana, maçã, nozes, castanhas, frutas secas (como uvas passas, damasco…), para ajudar na reposição de energia.

Por fim, após a caminhada, a dica é: descanse alguns minutos, beba bastante água e logo após o descanso, alimente-se com uma refeição completa rica em nutrientes e vitaminas (hortaliças, vegetais e frutas). Monte seu prato com carboidratos de absorção rápidas como arroz e escolha uma fonte de proteína (ovo, frango ou peixe). Para encerrar, uma boa água de coco.

Já nos cuidados com o corpo, devem ser observados: o calçado adequado, a roupa leve e a prática de uma pequena série de exercícios e alongamentos. A instrutora de musculação e personal trainer, Jaqueline Bernardes de Souza, fala da importância em realizar um alongamento antes da caminhada e também depois. Para evitar lesões ou desconforto muscular, o cuidado deve ser principalmente com o calçado, roupas leves e também as irregularidades das vias.

Jaqueline dá algumas orientações para quem está acima do peso ou possui uma vida sedentária. Dias antes da procissão, o romeiro precisa realizar uma caminhada ou algum exercício físico leve, porém mais exigente, em relação a rotina que ele já exerce.

Assista a reportagem especial

Uma boa Romaria a todos!

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