#FestadaPenha2019: A importância do serviço dos voluntários

Compartilhe:

Paz e Bem!

No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade de São José, Pai Adotivo de Jesus e Esposo de Maria, dezenas de voluntários da Festa da Penha, estiveram reunidos em mais um encontro preparatório para o início das festividades. A reunião semanal dos amigos e voluntários foi realizada na noite de ontem (19/03), na Casa Verde, aos pés da subida do Convento da Penha.

Destacando a importância de se cultivar a humildade para servir a Deus e ser obediente à Sua vontade, a exemplo de São José, o momento teve a presença do Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião e dos Freis Alessandro Dias do Nascimento e Paulo César Ferreira. Eles refletiram, inicialmente, que o trabalho voluntário não precisa buscar aplausos e destaque, é realizado na simplicidade, nos bastidores, onde está escondida a alegria de servir.

O dom de servir, foi explicado com uma pequena “dinâmica”. Ao perguntar, se as pessoas notaram a presença da imagem de São Francisco próxima ao castiçal com a vela, a maioria respondeu que não havia percebido ou notado a imagem. No entanto, aquela pequenina imagem estava o tempo todo ali presente. Assim também os voluntários da Festa da Penha, mesmo que no anonimato, sem que todos vejam, sem que todos notem um serviço ou uma ação, eles existem. Desta forma, todos são chamados a superar qualquer expectativa de reconhecimento de outros, afinal o importante é que Deus tudo vê. Ele sabe do amor que cada um coloca em cada gesto de doação e serviço.

Um outro momento de diálogo no encontro, foi quando Frei Paulo falou sobre a necessidade de compreensão em relação às reduzidas liberações de carros para subir durante os dias da Festa. Ele ouviu as demandas, em seguida orientou de modo a facilitar o acesso maior ao povo e não aos carros, “ceder o lugar aos mais frágeis” esta é uma motivação.

No registro abaixo, do Frei Alessandro, podemos perceber um voluntário mais novo e uma voluntária de mais idade. Eles foram usados como exemplo para dizer que dos mais novos aos mais velhos, todos são importantes, necessários e amados por Deus.

O encontro foi encerrado com um momento de oração e devoção dos voluntários.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X