Notícias NOTÍCIAS DA FESTA

Faltam 100 dias para a maior festa religiosa do Espírito Santo | #FestadaPenha2019

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Está chegando a hora de celebrar a festa em honra à Padroeira do Espírito Santo, a Festa da Penha 2019. Faltam apenas 100 dias para os festejos e as milhões de expressões de devoção, carinho e amor à Nossa Senhora da Penha. Atualmente é a terceira maior festa mariana do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré e da Festa de Nossa Senhora Aparecida. A Festa da Penha acontece de 21 a 29 de abril.

Estão previstas as tradicionais romarias, Missas, Oitavário, shows e eventos noturnos, a marca da fé como identidade dos capixabas e o infinito amor de Deus, manifesto na materna proteção da Virgem da Penha. A programação prevê também, atrações voltadas para a juventude, sendo o foco na linguagem e no jeito “jovem de ser Igreja”. Neste ano, o lema da festa é “Eis aqui a serva do Senhor”, Lucas 1, 38″, que é também a proposta de reflexão do Sínodo dos Bispos, realizado no final do ano passado e está em sintonia com o tema da Jornada Mundial da Juventude, a JMJ 2019 no Panamá.

A cada ano que passa mais e mais pessoas participam da programação noturna, muitas vindas de diversas partes do mundo, de outros estados ou mesmo do interior do Espírito Santo. A grandeza que a celebração se tornou, hoje em dia, é incalculável. Participar, para muitos é sinal de gratidão. Cada um na sua limitação, no seu jeito, na sua forma e na sua intimidade. Cada louvor elevado à Deus, por intermédio de Maria Santíssima, é expresso por meio da emoção, da canção e da doação. A Festa da Penha é hoje a mais linda e sincera manifestação de amor de milhões de filhos para uma Mãe, uma Mãe que abraça, acolhe, acalenta, revigora e inspira.

“Eis aqui a serva do Senhor”, é também uma das 7 Alegrias de Nossa Senhora, a primeira. Ao receber o anúncio do anjo Gabriel, dizendo que ela seria a Mãe do Salvador e que ele seria o Deus Conosco, o Santo, o Deus Humano, Maria não pensa duas vezes e logo diz “eis aqui a serva, faça-se em mim o teu querer, a tua vontade, teu plano, teu projeto.” 

A veneração à Virgem das Alegrias vai além da história do Espírito Santo. O carinho com a Mãe Padroeira, é também transformador, reunidor. Congrega a todos num único e importante ato celebrativo. As diferentes culturas, como a do congo, unem-se ao divino para louvar e bendizer o Senhor pelas maravilhas alcançadas pelas mãos da Senhora da Penha.

Ao chegarmos neste dia 10 de janeiro, faltando apenas 100 dias para o início da Festa da Penha, vamos juntos refletir o texto bíblico do “Magnificat”, praticando a Leitura Orante da Palavra de Deus.

Passos para a Leitura Orante da Palavra de Deus

– Sinal da Cruz;
1º –  Rezar a oração do Espírito Santo. Vinde Espírito Santo…
2º – Fazer uma leitura atenta do texto bíblico do Evangelho de Lucas 1,39-56
3º – Meditar à Luz da Palavra de Deus, interiorizando-se com os textos e refletindo sobre os ensinamentos bíblicos;
4º – Fazer um propósito de vida, a partir das reflexões, praticar uma atitude concreta e fraterna. Uma oração espontânea;
5º – Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.

O EVANGELHO – LUCAS 1, 39-56

“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá.            Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!’. Maria então disse:

‘Minha alma glorifica ao Senhor,
meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
porque olhou para sua pobre serva.
Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,
em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre’.

Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.”

CANÇÕES QUE AJUDAM NA REFLEXÃO E NA LEITURA ORANTE



OS NÚMEROS DA FESTA DA PENHA 2017

– Aproximadamente 1,7 milhões de pessoas passaram pela Festa da Penha 2017;
– Foram 10 Romarias, dezenas de Missas, centenas de atendimentos de confissões;
– 10 dias de cobertura pelo facebook do Convento (31 de março a 09 de abril);
– 34 horas de transmissão ao vivo pela página oficial do Convento, sendo mais de 50 horas de cobertura total;
– 1.104,621 milhões de pessoas alcançadas;

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Faltam

para a Festa da Penha 2019

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2019› » 

Saiba mais

Facebook