Notícias

Exposição fotográfica “Folclore e Religiosidade Capixabas”

Paz e Bem!

O Convento da Penha e a Comissão Espírito-santense de Folclore convidam a todos para visitar a Exposição fotográfica “Folclore e Religiosidade Capixabas”, a partir do próximo domingo (10 de junho). A Mostra conta com registros fotográficos de Gabriel Lordello, Tadeu Bianconi, Vitor Nogueira e Zanete Dadalto.

A abertura terá a participação da banda de Congo “Mestre Honório”, e acontece às 10h, do próximo domingo, na Sala de Exposição, com entrada franca.

As manifestações de fé do povo do capixaba, impressas nas inúmeras formas de expressões culturais, celebram os santos de sua devoção. Reconfiguradas ao longo de nossa história no contínuo processo de fusão de culturas, essas expressões conheceram nas terras capixabas uma diversidade e dimensão únicas, cujos maiores símbolos são a devoção à Padroeira Nossa Senhora da Penha e São Benedito. São Benedito, o frade franciscano, filho de escravos, protetor dos pobres, das Bandas de Congo, Ticumbis, Jongos, Reis de Boi e Caxambus, é celebrado numa festa para os olhos e júbilo para a alma, onde o povo demonstra o respeito às tradições e gratidão ao divino.

O Convento da Penha uni-se à Comissão Espírito-santense de Folclore na comemoração dos seus 70 anos de fundação, oferecendo uma pequena mostra desse universo devocional do folclore capixaba, através de imagens do Ticumbi, Congo, Folia de Reis, Reis de Boi, Boi Pintadinho, Pastorinhas, Bate Felchas e Roubo das Bandeiras.
Oferecendo, assim, aos visitantes do convento e à comunidade de Vila Velha a oportunidade de conhecer um pouco dessas manifestações folclóricas e religiosas do Espírito Santo, através do olhar artístico dos renomados fotógrafos capixabas, levando uma mensagem de tolerância às diferenças, respeito às crenças, sob o olhar de Nossa Senhora da Penha.

A Mostra

A exposição é formada de 31 fotografias do acervo de obras da Comissão de Folclore da mostra original do “XIV Congresso Brasileiro de Folclore” em 2009 na UFES. Adereçada com elementos dos folguedos populares, como instrumentos musicais, estandartes e bandeiras do congo, além da exibição do vídeo documentário sobre o congo “Rainhas do Congo da Barra do Jucu” do Museu Vivo da Barra do Jucu.

Duração (1 mês): 10 de junho a 10 de julho de 2018
Dias: quarta a domingo
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h.

Confira algumas fotografias abaixo

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 « ‹jun 2018› » 

Facebook

Momento Mariano