Eventos Notícias

Exposição “Arquitetura Gótica: A Maestria Medieval”, no Convento

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Na manhã no último sábado (06/07), foi aberta na Sala de Exposições do Convento a mostra“Arquitetura Gótica: A Maestria Medieval”, da arquiteta, urbanista e mestra em História da Arte, Tainah Moreira Neves.

São 56 fotografias de 9 Catedrais Europeias, sobre os aspectos e detalhes da arquitetura gótica. Revivendo esse estilo de construção que parece distante, mas que na época, foi revolucionário, a exposição tem o objetivo de aproximar ao olhar do visitante, imagens diferentes das convencionais que muitos estão acostumados a ver, promovendo assim uma possibilidade de trazer para o Convento fotografias de espaços sagrados da Europa que muitos não podem ir. O objetivo é também, desfazer a errada concepção de que o “gótico” significa algo sombrio ou negativo.

Ao passar pela exposição, na Sala de Exposições do Convento, o visitante poderá também aprender um pouco mais sobre o conceito de catedral e suas funções, ter uma visão mais ampliada do que esse estilo representou na história da arte e da arquitetura.

Tainah Moreira explica que começou a fotografar por um acaso em 2005, quando começou a se interessar por duas paixões: contemplar a beleza das construções (arquitetura) das catedrais medievais e a fotografia. Desde então, começou a reunir imagens das catedrais que visitava e resolveu apostar num olhar diferente, nos detalhes que muitos não observavam. Quando procurava fotografias desses detalhes inusitados das construções, ela não conseguia pois só havia registro de fachadas, entradas e etc. Tainah expôs pela primeira vez, apenas algumas fotografias, na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e agora traz a beleza e o encanto da arquitetura medieval para o Convento.

Para Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, é motivo de muita alegria e honra receber os registros fotográficos no Convento, pois “a arte fala da vida, e nas fotos podemos ver a beleza, a fé ali presente, que nos leva ao encontro do Senhor.” Ele também agradeceu pela exposição e pelo olhar da artista Tainah, que “emprestou sua arte para falar de Deus, para mostrar a beleza dos espaços sagrados, das catedrais.” Por fim, disse: “nós franciscanos do Convento da Penha, acolhemos esta mostra com grande alegria.”

Arlette Uliana é a presidente da Associação dos Amigos do Convento da Penha, instituição responsável pela manutenção e conservação do Convento. Ela conta que em aproximadamente 1988 após um trabalho da AACP, o então “Museu do Convento” foi transformado no novo espaço da Sala de Exposições, local para acolher obras de arte, expor a beleza dos olhares dos artistas e proporcionar ao visitante o contato com os mais diversos tipos de arte.

A exposição funciona de quarta a domingo, de 8h às 12h e de 12h30 às 16h, na Sala de Exposições do Convento da Penha. A entrada é gratuita.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2019› » 

Saiba mais

Facebook