Eventos

12ª Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Eventos > 2018 > agosto > 12ª Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Sobre este evento:

Criado porAssessoria de Comunicação

R. Vasco Coutinho - Prainha, Vila Velha - ES, 29100-231, Brazil

Paz e Bem!

Todos os anos, no Brasil, morrem 50 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Grande parte, causadas pela imprudência e desrespeito à vida. Em quase todos os casos, o consumo de álcool, o excesso de velocidade e o uso do celular na direção de um veículo, trazem uma triste realidade: os acidentes nas estradas e vias brasileiras, matam mais que as guerras pelo mundo.

No país, 400 mil pessoas ficam mutiladas pela violência no trânsito. Pessoas que sofrem sequelas e deformidades permanentes, perdas de membro, perdas de função locomotora, paralíticos e tetraplégicos. Outro dado alarmante é a certeza da impunidade. Hoje a sentença para um condenado em crimes de trânsito está sendo substituída por cestas básicas, ou seja, a vida humana está banalizada. Faltam penalidades mais severas e com rispidez.

Os números, infelizmente, são assustadores.

  • Mais de 90% dos acidentes ao volante são provocados por falha humana, isto é, imprudência.
  •  Jovens entre 20 e 39 anos são os que mais morrem no trânsito, segundo o Ministério da Saúde. E de acordo com o Denatran, a cada ano o número de mortos e feridos entre 18 e 29 anos vem aumentando.
  • O Espírito Santo é o segundo estado do Brasil com maior índice de violência no trânsito, totalizando mais de 1000 mortes por ano. 
  • O maior número de acidentes de trânsito no Espírito Santo está concentrado no município da Serra.
  • No Espírito Santo, os motociclistas são as maiores vítimas de morte no trânsito. Somente em 2012, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar no Estado, registrou 5618 acidentes envolvendo motociclistas.
  • Os acidentes de trânsito são os vilões do sistema de saúde. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Espírito Santo, mais de R$ 6,6 milhões mensais são gastos para atender às vítimas nos hospitais São Lucas e Dório Silva. Elas chegam a ocupar mais de 70% dos leitos disponíveis. Se considerarmos os números de acidentes nas BRs que cortam o Estado, o valor chega à casa dos R$ 423 milhões anuais. A quantia é suficiente para construir três hospitais do porte do Dório Silva, na Serra.
  • O Artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é um direito de todo cidadão e é um dever do Estado garanti-la. A segurança no trânsito só será possível com mais investimento na educação, mais rigor no cumprimento das leis de trânsito, e uma fiscalização mais eficiente, continua e permanente. A fiscalização é o que reeduca. Ela é essencial para proteger o principal bem jurídico que é a vida humana. A vida deve prevalecer sempre em detrimento de qualquer interesse patrimonial ou financeiro.

No Espírito Santo, a Lei Nº 9.689, de 24/08/2011, estabelece o primeiro domingo de agosto como o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A data tem por finalidade demostrar manifestações de solidariedade às milhares de vítimas de acidente de trânsito, bem como confortar as famílias que tanto sofrem a dor da ausência.

Por isso, o Convento da Penha, realiza no próximo dia 05 de agosto, domingo, a partir das 08h30, a Santa Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A Celebração que será no Campinho do Convento, é uma oportunidade de homenagear, recordar, lembrar e rezar pelas vítimas e pelas famílias. O objetivo da Missa, é também demonstrar indignação e protesto diante da legislação falha. A Celebração da Santa Missa é um ato que abraça, reúne, congrega e irmana todos em uma única expressão, independentemente da profissão de fé. Enquanto Cristãos, queremos trazer consolo àqueles que choram pela perda de um familiar ou de alguém querido. Somos responsáveis em cultivar ações que venham a educar, conscientizar e catequizar nossa sociedade.

Participe! Venha rezar pelas nossas famílias e pelos nossos irmãos que perderam a vida no trânsito.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2018› » 

Facebook