Frei Paulo Roberto: “Encontrarmo-nos com o Senhor, transforma a nossa vida”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Neste domingo, 16 de setembro, na Capela do Convento, a Missa das 9h foi presidida pelo Guardião Frei Paulo Roberto Pereira, OFM. Com participação de centenas de fiéis, como de costume, que subiram à Penha para participarem da Celebração da Santa Eucaristia do 24º Domingo do Tempo Comum.

No início, Frei Paulo saudou a todos os que acompanhavam pelas redes sociais e pela rádio e aos presentes no Santuário, pedindo a saudação também entre os fiéis e romeiros, muitos vindos de Minas Gerais e diversos outros estados, além de municípios do Espírito Santo, desejando uns aos outros uma boa celebração, um bom dia, boas vindas.

A Liturgia da Palavra, trouxe a reflexão da Primeira Leitura extraída do Livro do Profeta Isaías 50,5-9, a Segunda Leitura da Carta de São Tiago 2,14-18 e o Evangelho de Marcos 8,27-35. 

Frei Paulo iniciou a homilia esclarecendo a importância do mês de setembro, que na Igreja no Brasil, é dedicado para a Palavra de Deus, o Mês da Bíblia. “Na Sagrada Escritura, uma fonte inesgotável de vida e de vida abundante, que ordena os nossos sentimentos e os nossos pensamentos. Portanto, no mês de setembro, somos convidados a agradecer a Deus pela Sua Palavra, presente entre nós.”  Ele utilizou algumas metáforas e exemplos da nossa sociedade para explicar melhor a importância da leitura da Palavra de Deus.

Sobre as Leituras, e especialmente o Evangelho, o Frei afirmou que “hoje temos uma afirmação que sai da boca de Pedro: TU ÉS O MESSIAS. Todos os Evangelhos nos ajudam a compreender que Jesus é o Messias. Jesus Cristo é a promessa de Deus cumprida. Jesus Cristo é a revelação que Deus cumpre o que Ele promete, não nos abandona e envia seu próprio Filho para a nossa salvação… O Evangelho de hoje, mostra o jeito de crer, o jeito de assumir essa verdade na nossa vida.”

O Guardião ainda chamou atenção ao alertar sobre o egoísmo: “fazer a nossa própria vontade, inibe a vida ao nosso redor. O egoísmo portanto é o olhar voltado excessivamente para suas próprias necessidades e não percebe as necessidades e as possibilidades que existem em torno de nós. Jesus Cristo fala assim, quando nós vencemos o egoísmo não pensamos apenas a partir de critérios humanos que trazem a satisfação apenas para nós mesmos, então nós conseguimos entender a vontade do Pai, aí suportamos a vida com tudo que ela traz.”

Confira a homilia na íntegra

Ao final, Frei Paulo Roberto, em clima descontraído agradeceu a presença de todos, sugerindo que seguíssemos o exemplo exposto por São Tiago na Segunda Leitura: “mostrar a nossa fé com obras. Que ninguém precise ouvir que viemos ao Convento, nem de ver os retratos que a gente tirou. Mas vão perceber pelo nosso sorriso, pelo nosso jeito de perdoar, de cuidar. Traduzir a experiência que fizemos aqui em obras. Encher o mundo de paz e de bem. Traduzir em vida aquilo que a gente celebrou… Encontrarmo-nos com o Senhor, transforma a nossa vida”, concluiu ele.

Ainda antes da bênção, Frei Paulo pediu mais atenção ao cuidado com a natureza, sobretudo o cuidado com a “Casa Comum”, ao descartar corretamente o lixo, o papel e outros materiais, e não jogar na mata.

A Missa foi finalizada com a canção da Oração pelas Famílias, cantada “a capela” pelos fiéis, rezando pelas famílias presentes e as famílias por todo o mundo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X