Igreja Pelo Mundo Notícias

EM ASSIS, NA ITÁLIA: Papa Francisco marca encontro com jovens economistas em 2020

Compartilhe esta notícia:
Paz e Bem!
Evento de Assis se chamará “Economia de Francisco” e reunirá jovens interessados em cultivar sonho de um novo humanismo, que responda às expectativas dos homens e mulheres e ao projeto de Deus

Foi divulgada na manhã de sábado (11/05) uma carta escrita pelo Papa Francisco em que convida jovens economistas e empresários de todo o mundo a participarem com ele de um evento e de uma ‘aliança’ a ser consolidada em Assis, de 26 a 28 de março de 2020.

Assis, símbolo de humanismo e fraternidade

Assis, segundo o Pontífice, é o lugar apropriado para inspirar uma nova economia, pois foi ali que Francisco se despojou de toda a mundanidade para escolher Deus como bússola da sua vida, tornando-se pobre com os pobres e irmão de todos. Sua decisão de abraçar a pobreza também deu origem a uma visão econômica que permanece atual. Uma visão que pode dar esperança ao nosso futuro e beneficiar toda a nossa família humana. É uma visão necessária também para o destino de todo o planeta, nossa Casa Comum, “nossa irmã Mãe Terra”, nas palavras de São Francisco em seu Cântico do Irmão Sol.

Laudato si: tudo está interligado

Renovando seu apelo a pôr em prática um modelo econômico fruto de uma cultura de comunhão, baseada na fraternidade e na igualdade, o Papa destaca que a salvaguarda do meio ambiente não pode ser dissociada da garantia da justiça para os pobres e que o exemplo notável do cuidado com os vulneráveis e uma ecologia integral é Francisco de Assis.

Responder, não dar as costas

O Papa acredita nos jovens como capazes de ouvir seus corações, sentindo-se parte de uma cultura nova e corajosa, sem medo de enfrentar riscos e trabalhar para construir uma nova sociedade. “Universidades, empresas e organizações são laboratórios de esperança para criar novas formas de compreender a economia e o progresso, combater a cultura do desperdício, dar voz a quem não tem nenhuma e propor novos estilos de vida”, reitera.

Participar de um ‘pacto comum’

O convite dirigido por Francisco é a todos os rapazes e moças de boa vontade, além das diferenças de crença e de nacionalidade, para que participem do evento inspirados por um ideal de fraternidade atenta sobretudo aos pobres e excluídos e comprometam-se individualmente e em grupos a cultivar juntos o sonho de um novo humanismo, que responda às expectativas dos homens e mulheres e ao projeto de Deus.

O ideal de Francisco

Lembrando o nome do encontro – “Economia de Francisco” – que evoca claramente o Santo Homem de Assis e o Evangelho que ele viveu em completa coerência, o Papa revela que tendo assumido seu nome, é uma fonte constante de inspiração. “São Francisco nos oferece um ideal e, em certo sentido, um programa”.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹maio 2019› » 

Saiba mais

Facebook