Destaque 1 Notícias Sem categoria

Domingo de Ramos: Início da Semana Santa

Paz e Bem!

Neste domingo (25/03) a Igreja celebrou o Domingo de Ramos que marca o início da Semana Santa, período mais importante do calendário cristão. É também uma oportunidade de reflexão para compreensão do mistério de Jesus Cristo por meio de sua vida, paixão, morte e ressurreição. Dedicar-se inteiramente à Cristo e ao encontro da verdade do Evangelho, são as propostas que nos são feitas nesta semana.

A Celebração dos Ramos ocorre após a Quaresma, tempo de 40 dias em que a Igreja faz o convite à conversão, ao jejum, a penitência e a constante oração. Nesta ocasião a liturgia nos leva a “recordar”, fazendo memória solene da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com Ele seguirmos, persistirmos, passar pelo calvário e chegar à ressurreição. Recordar é dar de novo ao coração. É oferecer à Deus nosso coração, renovando com novo vigor a confiança, o amor e esperança. Abrir as portas do nosso coração, permitindo a luz do Cristo, é a motivação da escuta à Palavra do Senhor.

A Santa Missa das 09h deste domingo, presidida por Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, foi celebrada no Campinho do Convento. Contou com a participação de muitos fiéis, que mesmo apesar do sol forte e do intenso calor, subiram à Penha. Na homilia, o Guardião do Convento falou sobre a importância de celebrar a Semana Santa como o principal momento do Cristianismo e não como um “feriadão”.

Ele enfatizou ainda a tradição dos ramos, onde faz-se recordação da acolhida do Cristo em Jerusalém pelo mesmo povo que O crucificou dias após. “O povo identificou Jesus como o Salvador, o saudou com ramos, o acolheu e em um curto intervalo, esse mesmo povo, o condenou, quis apedrejá-lo. Mas nós precisamos identificar o Cristo como nosso salvador e permanecermos vigorosos, permanecermos intimamente ligados ao Cristo, para chegarmos à glória da ressurreição. Não permitamos que o ramo da nossa fé, o ramo da nossa esperança seque”, finalizou o Frei.

Vivamos uma feliz e Santa Semana!

 

Saiba mais

Facebook