Destaque 1 Notícias

Conheça as curiosidades do Brasão e da Bandeira de Vila Velha

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Você conhece o Brasão do Município de Vila Velha, certo? Mas você sabe o porquê da utilização dos elementos e o significado de cada um dos símbolos que fazem a composição do Brasão?

Montamos a imagem abaixo, separando os elementos para explicar melhor. Conheça o significado de todos eles:

  • ESCUDO PORTUGUÊS IBÉRICO CORTADO, principal. Abriga os principais símbolos da colonização portuguesa e o Convento da Penha. O escudo, lembra a origem lusitana da pátria. A Cruz da Ordem Militar de Cristo é a peça componente da primeira bandeira que foi hasteada em solo brasileiro e evidencia a colonização portuguesa no solo espírito-santense e que tem em Vila Velha o seu berço de nascimento.
  • No PRIMEIRO CAMPO, dentro do escudo português ibérico, partido à direita em campo de prata a Cruz de Cristo, Cruz de Malta Portuguesa, muito comum em escudos de colonização e descoberta portuguesa.
  • No SEGUNDO CAMPO góles vermelho, à esquerda, uma estrela no canto superior, lembrando a figura ilustre do Donatário Vasco Fernandes Coutinho, sobre um turbante indígena , lembra os primeiros donos da terra, os índios e uma cruz cristã, tudo de ouro, em amarelo, representando o Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha.
  • No TERCEIRO CAMPO, de blau azul, tendo por base o mar, uma montanha de ouro, destacando o Convento da Penha, maior símbolo do município e do Estado, também de ouro.
  • Já pelo LADO DE FORA do escudo principal, um listel de prata carregado com os seguintes dizeres em preto: 1535 (ano da Colonização do Solo Espírito-Santense – 23 de maio de 1535); VILA VELHA (nome da Cidade, em caixa alta); 1896 (ano em que a então Vila foi oficialmente declarada cidade conforme a Lei Estadual nº 212, de 30 de novembro de 1896).
  • Conjunto encimado pela coroa mural de cinco torres de prata que é a de Cidade, tendo na torre central uma flor de liz de ouro em campo de azul, representa Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do Município de Vila Velha.

Agora que já sabemos as curiosidades do Brasão, vamos conhecer as curiosidades da Bandeira do Município de Vila Velha.

Bandeira Retangular, composta por um triângulo de campo branco, com duas faixas, vermelha e azul, de proporções iguais. As cores são oficiais do município (azul, vermelho e branco).
No campo branco, o Brasão de Armas da Cidade.

Significado dos Metais e Esmaltes
Ouro: Força
Prata: Candura
Blau (azul): Serenidade
Góles (vermelha): Intrepidez
Sable (preto): Constância


Vamos conhecer também o Hino de Vila Velha

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2019› » 

Saiba mais

Facebook