Evangelho: “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”

Compartilhe:

“Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!” (Mt 5,38-48)

Paz e Bem!

Neste 7º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos ensina a superar toda mágoa, ressentimento, espírito de vingança, ódio, rancor, maldade… Ele nos ensina a abandonar esse tipo de pecado para perdoar e rezar por aqueles que nos perseguem, pelo nossos inimigos. É preciso quebrar o círculo vicioso da indiferença, da intolerância, da violência e do mal, buscando a justiça do Reino do Senhor.

Tendo Deus como modelo de perfeição, o discípulo de todos os tempos não é exortado a ser tornar um outro deus, um ser alimentado pelo seu próprio ego, não, nada disso. Como modelo do próprio Jesus, o cristão autêntico tem sempre diante de si as virtudes próprias de Deus, deixando-se guiar por elas. Com isso, estará em condições de cultivar ideais mais elevados, sem correr o risco de se tornar mesquinho, orgulhoso, violento.

Ouça o Evangelho completo abaixo (Mateus 5,38-48)

Aprendemos ainda, nesta liturgia, que a perfeição não é impossível, porém não podemos acompanhar a lógica de “pagar o mal com o mal”, a teoria do “olho por olho, dente por dente”, pelo contrário, como filhos do mesmo Pai, devemos perdoarmo-nos mutuamente, rezamos no Pai Nosso: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido…”

Assista a reflexão do Frei Paulo César

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X