Infraestrutura

Acordo com Governo garante iluminação do Convento

Iluminação

Termo

Foto: Erika Antônia Piskac/Secult

O termo de fomento assinado entre o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e o Convento da Penha nesta quarta-feira (29) garantirá a iluminação externa do monumento. O acordo prevê o repasse de R$ 120 mil, divididos para os próximos 24 meses.

Até o final de 2016 a iluminação era custeada pelo Estado, que ficou impedido de renovar o contrato pela Lei Federal número 13.019 do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que impede a contratação direta de entidades públicas para parcerias.

Para o Frei Pedro de Oliveira, ecônomo do Convento, o auxilio veio em boa hora. “Recebemos turistas de todos os cantos e o Convento é um ponto importante do Estado. Agradecemos o empenho e o reconhecimento do Estado para com este monumento que atrai tantas pessoas”, afirmou.

Durante a cerimônia que reuniu diversos políticos e representantes da cultura do Estado, o governador Paulo Hartung, destacou a importância do Convento para a história. “Quando estudamos a história do Espírito Santo, em específico a visita de Dom Pedro II em 1860, encontramos a visita que ele fez ao Convento da Penha. É um marco extremamente importante na história. Manter a conservação e iluminação é preservar esse patrimônio dos capixabas e dos visitantes”, lembrou.

De acordo com o secretário Estadual de Cultura, João Gualberto Vasconcellos, o monumento vai além da religiosidade. “Não só nos remete à fé, mas o Convento é um ponto turístico e precisa ser valorizado, e a iluminação noturna contribuir para isso”, declarou.

Sobre o autor

Foto de perfil de lohanna

lohanna

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar