Eventos Notícias

A nova exposição no Convento – “Terços: instrumentos de fé e devoção”

Compartilhe esta notícia:

00Paz e Bem!

O Convento da Penha tem a alegria de realizar, na Sala de Exposições, mais uma mostra belíssima e encantadora. A nova exposição, contará a história do Santo Terço e exibirá diversos terços de diferentes temáticas, materiais e origens. “Terços: instrumentos de fé e devoção”, é o título da mostra.

Além de ilustrar a devoção dos cristãos pela “tradicional oração do terço”, a exposição vai contar a importância do terço em diversas perspectivas, incluindo também a celebração feliz pelos 21 anos do “Terço Gigante”, que faz parte da programação da Festa da Penha, montado anualmente entre as famosas, imponentes e belas “Palmeiras do Convento”. E não para por aí. O visitante também poderá contemplar fotos do “Terço Gigante” ao longo dos anos e saber sobre sua origem, história e produção. O objetivo da mostra é valorizar essa importante devoção histórica e popular popular da Igreja Católica.

A ideia do “Terço Gigante” surgiu no ano de 1997, no Rio de Janeiro, durante o 2º Encontro Mundial das Famílias com o Papa João Paulo II. A devota Maria das Graças Brunelli, na ocasião, ao ver um terço de isopor erguido com bolas de gás hélio, pediu ao amigo, o médico Osmar Sales, para tentar fazer um terço semelhante para a Missa da Romaria das Mulheres daquele ano, porém o mesmo ficou pesado demais para ser levantado com balões de gás. A solução foi pendurá-lo entre as palmeiras, com autorização do Guardião do Convento na época. Desde 1998, de forma ininterrupta, o terço é pensado, confeccionado e colocado entre as palmeiras no Campinho. A cada ano o tema é diferente. “O terço, símbolo da devoção mariana, tornou-se o símbolo da Festa a Penha por vontade própria. Traz em si a mensagem de Salvação do Evangelho. Rezar o terço é refazer a história do Salvador. É uma catequese. Não apenas um adorno de festa. É uma homenagem à Mãe de todos nós. É uma peça que fazemos com fé, devoção, carinho e arte”, destaca o dr. Osmar Sales.

A dimensão catequética da exposição, foi pensada para proporcionar ao visitante a oportunidade de conhecer uma das “armas do católico”. A cada terço que realizamos a contemplação dos mistérios, oferecemos a Nossa Senhora uma jardim de rosas. O terço é mais que simbologia, é fé, é amor, é devoção.

EXPOSIÇÃO “TERÇOS: INSTRUMENTOS DE FÉ E DEVOÇÃO”
Concepção e montagem: Paulo Sergio Dias de Souza e Rosa Maria Lyrio Rocha.
Apoio: Osmar Sales e Zanete Dadalto.
Acervo Fotográfico: Procissão Fotográfica – FAESA
Serviço: De quarta a domingo, de 8h às 12h e de 12h30 às 16h30.
Entrada gratuita.

Fotos: Zanete Dadalto

Faltam

para a Festa da Penha 2019

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2019› » 

Saiba mais

Facebook