A missão dos franciscanos sem perder o entusiamo do Capítulo Provincial

Compartilhe:

Agudos (SP) – Terminou o Capítulo Provincial 2018 no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP). Nesta quarta-feira, 21 de novembro, ainda foi dia de trabalho na Sala Capitular para os 133 frades capitulares que chegaram aqui no dia 12 de novembro. Mas o momento mais esperado do dia aconteceu às 10h30, na capela do Seminário, com a Celebração de Tomada de Posse do Vigário Provincial e Definidores.

O rito de posse teve início com o presidente do Capítulo, Frei Miguel Kleinhans, e o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, colocando-se diante dos capitulares. O primeiro a ser confirmado pelo presidente do Capítulo como eleito foi o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella. Já os Definidores foram confirmados pelo Ministro Provincial.

Em seguida, todos os eleitos recitaram juntos a promessa de cumprir os deveres do cargo: “Com o auxílio da Santíssima Trindade, da Imaculada Virgem Maria, de nosso Patriarca São Francisco, de todos os Santos e Santas da nossa Ordem, prometo cumprir fiel e zelosamente os santos deveres do meu cargo, que, pela bondade de Deus, me foram confiados em santa obediência, nesta nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição”.

Agora, os frades seguem para as suas Fraternidades e o novo governo volta a se reunir pela primeira vez no Congresso Capitular, na próxima segunda-feira. Para Frei César Külkamp, agora os desafios poderão ser enfrentados “com a força recebida desta Fraternidade reunida em Capítulo e com as indicações claras e uma disposição de ajudar e deixar-se conduzir e servir, como é a nossa grande missão”, acredita o Ministro Provincial. “Eu só vejo graças neste final de Capítulo, muitas riquezas e alegrias. Não podemos perder jamais este entusiasmo, essa graça espiritual, essa força da evangelização!”, espera Frei César.

Para o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, é hora de retomar a vida com alegria, com entusiasmo, com confiança em Deus e na boa disposição dos irmãos. “Com a graça de Deus, juntos, vamos conseguir seguir em frente em direção a sermos mais menores, evangélicos, com testemunho mais qualificado de paz e de bem”, desejou.

Para Frei Paulo Roberto Pereira, agora os frades continuam o serviço de animação da Província, que é um desafio constante. “O serviço de Definidor é contribuir para que a Província entenda a importância do Capítulo e a repercussão dele daqui para a frente. Acho que o grupo eleito faz isso. Vai ser o guardião daquele espírito que o Capítulo apontou. Então, entre nós, isso deve estar bem claro”

Frei Daniel Dellandrea, o mais jovem Definidor de todos, está muito confiante para esta missão. “Assim como Deus já me conduziu a muitas experiências bonitas na Província, acredito também escolhido por Ele para esta missão”. “Me coloco à disposição da Província nesta obediência que prometi desde os meus primeiros votos e sempre ganhei esta confiança e esta esperança através dos testemunhos de nossos frades. Procurei sempre, na minha vida religiosa, olhar os bons exemplos para poder também me guiar e acredito que, por ser o mais novo Definidor e o único que não teve a experiência de Definitório, posso também acompanhar os nossos irmãos mais experientes e aprender com eles. Recebi assim, de toda a Fraternidade aqui neste Capítulo Provincial, os votos de sabedoria, de paciência, de compreensão e também o apoio das pessoas que nos conhecem, os vários leigos e leigas das nossas comunidades, através de oração e fé. Então, coloco-me muito confiante que, assim como Deus já me conduziu a muitas experiências bonitas na Província, acredito também escolhido por Ele para esta missão. Tenho certeza que Ele vai me ajudar a desempenhar com simplicidade, minoridade, este papel de Definidor. E que Deus esteja também nesta missão me conduzindo sempre!”, pediu.

CONGRESSO CAPITULAR

Com o término do Capítulo, na Sede Provincial, em São Paulo, começa o Congresso Capitular, que vai reunir o novo Governo Provincial eleito com o presidente do Capítulo, Frei Miguel Kleinhans, em dois momentos: de 26 a 30 de novembro e de 10 a 13 de dezembro.

Segundo o Ministro Provincial eleito, Frei César Külkamp, na nossa Província da Imaculada é costume o Congresso Capitular acontecer em duas etapas. “Então, vamos ter uma etapa no final de novembro, a partir da próxima segunda-feira, e a outra etapa a partir de 10 de dezembro. Este é um momento em que o novo governo vai se reunir para pensar um pouco as próprias políticas, que passos quer dar e tomar consciência das prioridades e das indicações dadas pela assembleia capitular, que é sempre soberana. Tem esse significado, mais do que tudo, de programar a vida provincial no próximo triênio. Nisso inclui a organização do quadro das fraternidades”, explicou Frei César.


As informações são do portal franciscanos.org.br e Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea e Moacir Beggo

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X