67 anos de vida religiosa: A trajetória de Dom Silvestre Scandian

Compartilhe:

Paz e Bem!

Os capixabas receberam logo no início da manhã de hoje (16/02), a triste notícia do falecimento do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Vitória Dom Silvestre Luiz Scandian, SVD, que estava internado em um Hospital de Juiz de Fora, Minas Gerais, desde outubro de 2018, diagnosticado com meningite. O comunicado oficial de pesar foi feito pelo atual Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese, Dom Frei Dario Campos e do Padre Renato Paganini, Chanceler do Arcebispado.

Pelas redes sociais, diversos seguidores, fiéis, autoridades e personalidades capixabas, manifestaram sentimento de tristeza, perda e ao mesmo tempo gratidão. Até o fim da manhã, eram milhares de mensagens, comentários e compartilhamentos, com pesar pela morte do Arcebispo Emérito. Uma fiel escreveu “hoje o céu ganhou mais um santo!”, “foi um profeta! Arcebispo abençoado!”, “Dom Silvestre foi um grande pastor”, “partiu deixando uma grande obra aqui na terra servir a Deus e aos irmãos!”, “Missão cumprida, Dom Silvestre. Descanse em paz!”,  disseram outros seguidores. Em meio às centenas de comentários, muitos fizeram questão de recordar a importância do pastoreio de Dom Silvestre à frente da Igreja de Vitória. “Me lembro quando aqui ele chegou!!! Foi lindo! As margens da 262, ficou lotada! Com bandeirolas branca saudando a sua chegada. Ele de pé no carro acenando para a multidão. Uma enorme carreata o seguia!!! A pista aqui na BR não era duplicada…”, recordou Bernadete Rodovalho. Muitos outros fiéis, também lembraram de momentos marcantes de Dom Silvestre, como as celebrações de Crisma, Missas, Festas da Penha e etc. 

Dom Silvestre Scandian ficou bastante conhecido também com a “Santa Missa em Seu Lar”, transmitida ao vivo pela TV Gazeta (afiliada da TV Globo no Espírito Santo), aos domingos pela manhã. Além de justificadamente denunciar as injustiças e as maldades contra a sociedade. Ele foi o responsável por dialogar com o poder público, com as igrejas cristãs e toda a sociedade civil organizada. Sendo uma voz importante na Igreja do Espírito Santo e em toda a política, Dom Silvestre dedicou mais de duas décadas de sua vida à frente da Arquidiocese de Vitória (1984 a 2004).

Assista abaixo um pequeno trecho da homilia de Dom Silvestre de 29 de dezembro de 1991, Celebração da Solenidade da Sagrada Família, com imagens da TV Gazeta.

Diversas autoridades, também manifestaram pesar pela morte do Arcebispo Metropolitano, como o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

“VIVA, DOM SILVESTRE!
Hoje nos despedimos de Dom Silvestre Scandian. Um grande líder que exerceu seu papel religioso, mas também cumpriu uma tarefa política das mais importantes em defesa dos princípios éticos e republicanos na gestão pública. Seu legado em defesa da vida e do amor ao próximo é orgulho para todos os capixabas. Siga em paz, Dom Silvestre.”, disse o Governador.

“Com enorme tristeza recebemos hoje a notícia da morte do arcebispo emérito de Vitória, Dom Silvestre Scandian, um dos maiores líderes religiosos desse Estado. Dom Silvestre foi um grande aliado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) no enfrentamento ao crime organizado no Estado, no final dos anos 90. Ao lado do então presidente da OAB, Agesandro da Costa Pereira, e de lideranças da sociedade civil organizada, participou do Fórum Reage Espírito Santo, movimento que uniu forças contra os desmandos na política. Era muito querido pela população. Nos eventos e nas missas, pregava as palavras de Deus e cobrava ética na política e ação do poder público em favor da população menos favorecida. O Espírito Santo perde uma grande referência, um líder que deixou uma grande história. Nos solidarizamos com os amigos, a familia e todos os capixabas neste momento de profunda dor”, nota de José Carlos Rizk Filho, Presidente da OAB-ES.

O Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento da Penha, recordou que por diversas vezes, o Arcebispo subia ao Santuário da Mãe da Penha para agradecer pela dom da vida. Ele gravou um depoimento falando sobre Dom Silvestre.

A HISTÓRIA DO ARCEBISPO EMÉRITO

Dom Silvestre Luiz Scandian teve grande destaque na Igreja do Espírito Santo e também na sociedade capixaba, em todo o período em que atuou como Arcebispo Metropolitano. Dom Silvestre referia-se à vivência das virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e, de fato, iniciou a partir dali, uma jornada de visita aos doentes internados em hospitais em Vitória, missão que exerceu enquanto teve condições. A partir de 2010 começou a desenvolver ausências e falhas de memória que evoluíram para a doença de Alzheimer e passou a ter uma vida mais reclusa sob a atenção de cuidadores. Em setembro de 2018 para poder receber mais cuidados foi para a cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde ficou na Casa de Repouso dos Padres do Verbo Divino, Congregação à qual Dom Silvestre pertencia. Por conta de uma infecção foi internado no mês de outubro, onde permaneceu até a morte.

Dom Silvestre chegou a Vitória em 1981 como Arcebispo Coadjutor de Dom João Batista da Mota e Albuquerque. Após a morte de Dom João, ele assumiu o comando da Arquidiocese. O primeiro gesto concreto foi organizar uma Grande Avaliação, que ficou conhecida como GRAVA e com isso mergulhou e passou a defender o modo de ser Igreja da Arquidiocese de Vitória. Valorizou a organização em pequenas comunidades e fez a opção preferencial pelos pobres. Isso o levou a apoiar os movimentos e as pastorais sociais e de direitos humanos.

Na década de 90, a violência e o crime organizado se instauraram nas instituições governamentais e na política, passando o Espírito Santo a ser o 2º Estado proporcionalmente mais violento no Brasil. Diante desse quadro Dom Silvestre convocou a OAB e outros organismo da sociedade civil para fazer frente a problemática da violência que culminou na criação do Fórum Reage Espírito Santo. O peso da militância de Dom Silvestre que tinha como grande aliado o Dr. Agesandro da Costa Pereira, então Presidente da OAB/ES, mobilizou a sociedade capixaba contra o crime organizado e provocou uma atitude forte da Justiça no combate ao crime. Por outro lado, também recebeu ameaças e nunca aceitou proteção policial.

Em seus pronunciamentos públicos, como Festa da Penha, Abertura da Campanha da Fraternidade e Grito dos Excluídos era direto, simples e conciso ao mesmo tempo que era incisivo quando se tratava de Direitos Humanos e defesa da vida.

Durante seu governo conseguiu trazer a visita do Papa João Paulo II (1991) e a realização em Vitória do XIII Congresso Eucarístico Nacional (1996).

Foto de Chico Guedes / Gazeta Online

Datas importantes:

  • Ordenado padre em 3 de agosto de 1958.
  • Fez licenciatura em Teologia na Pontifícia Gregoriana até 1960.
  • Fez Sociologia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo de 1964 a 1966.
  • Foi Provincial na Congregação dos Padres do Verbo Divino de 1973 a 1974.
  • Eleito Bispo de Araçuaí em 24 de janeiro de 1975 e ordenado bispo em 22 de fevereiro de 1975. Seu lema episcopal é: “Pela força do Espírito Santo.”
  • Foi nomeado Arcebispo coadjutor em 18 de agosto de 1981.
  • Tomou posse em Vitória em 5 de novembro de 1981.
  • Tornou-se emérito em 19 de abril de 2004 (nesse ano, Dia de Nossa Senhora da Penha)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X