Destaque 1 Igreja Pelo Mundo

3 anos depois da “Laudato Si”, a Mãe-terra é ferida e os indígenas ameaçados

O sacerdote comboniano Dario Bossi é um dos nossos representantes na conferência “Salvar a nossa Casa Comum e o futuro da vida na Terra”, que celebra no Vaticano os 3 anos da Encíclica Laudato si. A Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM) está presente com uma representação indígena.

Cristiane Murray – Cidade do Vaticano

Três anos depois da publicação da Encíclica Laudato si, o Vaticano promove a conferência internacional “Salvar a nossa Casa Comum e o futuro da vida na Terra”. O encontro, organizado pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral  e o Movimento Católico Global pelo Clima, será nos dias 5 e 6 de julho e reunirá na Sala do Sínodo especialistas e representantes dos vários continentes.

O objetivo, partindo do questionamento do Papa Francisco: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai nos suceder, às crianças que estão crescendo?” (LS,160) é chamar a atenção para a profunda urgência e preocupação pela precária condição do nosso planeta.

Os males da mineração

Hoje, a riqueza da floresta e dos rios da Amazônia, por exemplo, está ameaçada pelos grandes interesses econômicos que se alastram sobre diferentes regiões do território. Tais interesses provocam, entre outras coisas, a intensificação do desmatamento indiscriminado na floresta, a contaminação dos rios, lagos e afluentes (por causa do uso indiscriminado de agrotóxicos, derrame de petróleo, dos derivados da produção de drogas e da mineração legal e ilegal).

A participação brasileira: Padre Dario Bossi, Igrejas e Mineração

O sacerdote comboniano chegado no Brasil há 10 anos e aliado do povo de Açailândia na luta contra os impactos da mineração ilegal naquela região maranhense, é um dos nossos representantes no evento.

Padre Dario acaba de participar da I Assembleia territorial da REPAM (Rede Eclesial Pan-amazônica) em São Luis (MA), onde foi apresentado o Documento Preparatório para o Sínodo da Amazônia.

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› » 

Saiba mais

Facebook