Notícias

17 jovens farão a Primeira Profissão Franciscana nesta 5ª feira, sendo 3 capixabas

Paz e Bem!

O Noviciado São José de Rodeio, em Santa Catarina, estará em festa hoje, quinta-feira, 10 de janeiro, com a Primeira Profissão de 17 noviços. Depois de viverem um ano intenso de oração, trabalho e estudos do modo de vida franciscano, o Definitório Provincial deu-lhes o aval para que façam a Profissão Temporária na Ordem dos Frades Menores. O primeiro passo da vida franciscana, será durante a Celebração Eucarística, presidida pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp, às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis.

Esta 117ª turma do Noviciado é composta por doze brasileiros, sendo três capixabas: Frei Daniel Maciel; Frei Francisco Teixeira Junior; Frei Franklin Matheus da Costa; Frei Gabriel Nogueira Alves; Frei Guilherme Plotegher Neto (de Governador Lindenberg – ES); Frei Josielio da Silva Oliveira (de Montanha – ES); Frei Lucas Moreira Almeida (de Vila Velha – ES); Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso; Frei Roberto Rocha da Silva; Frei Sérgio Hide Honna; Frei Thierry Melo de Paula; Frei Yves da Costa Bernardes Leite; e cinco angolanos da Fundação Imaculada Mãe de Deus (FIMDA): Frei Abel Ndala Sahuma Nganji; Frei Clementino Samuel Miguel; Frei David Vicente da Conceição Gaeita; Frei Luís António Gungo; Frei Valódia João Manuel Baptista Manuel. O brasileiro Frei Éverton Junior Goschel Broilo e angolano Frei Silvano Kessongo Pinto Leitura continuam por mais um tempo fazendo a experiência do Noviciado. Frei Silvano continua no Noviciado de Angola.

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da Profissão Temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da Profissão Solene.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, faz-se nos seguintes termos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, Frei N.N., tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei César Külkamp, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

Para este momento importante na vida religiosa, os noviços participaram de um retiro que terminou com a oração das Vésperas da Solenidade da Imaculada Conceição (de 3 a 7 de dezembro) e com a Missa na capelinha do Eremitério Beato Frei Egídio, presidida por Frei Raimundo de O. Castro.

Conheça quem são os noviços que farão a Profissão Solene.

Com informações do site franciscanos.org.br, Cristian Oliveira.

Faltam

93Dias 21Horas 42Min 00Seg

para a Festa da Penha 2019

Eventos

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2019› » 

Saiba mais

Facebook