12º Domingo do Tempo Comum: “Quem é Jesus para mim?”

Compartilhe:

Paz e Bem!

“Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga!”, é o que nos diz Jesus neste 12º Domingo do Tempo Comum. No Evangelho de São Lucas 9,18-24, Jesus questiona aos discípulos a respeito de sua identidade, situa-se num momento crucial de sua vida. Por um lado, as multidões não haviam compreendido bem o a divindade, a vida messiânica do Mestre. Ele se apresentava como Messias-Servo, ao passo que o povo esperava um Messias cheio de glória e majestade.

O Senhor volta a perguntar, desta vez querendo saber dos discípulos: “E vocês, quem dizem que eu sou?”. Diante da resposta de Pedro, o primeiro que já havia respondido, Jesus proíbe seus discípulos de levar adiante o anúncio do Messias e já “anuncia a sua Paixão” falando que para segui-lo é necessário carregar diariamente a própria cruz.

“Sobram algumas lições deste Evangelho. A primeira delas é de ser íntimo do Senhor, amigo, discípulo. Porque apenas aqueles que conseguem cultivar a intimidade com Jesus, vão conhecê-lo de verdade. Outra lição é o alerta de fugirmos de respostas prontas. Tão importante quanto a resposta, é o caminho que utilizamos para construí-la.”

Quem é Jesus para mim?

Assista a reflexão do Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento da Penha.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X